O que é Marketing Digital
Antes de mais nada, pode ser que você queira ter uma definição clara do que é Marketing Digital. Então vamos a ela, tirada da nossa página épica sobre o tema, da qual recomendamos fortemente a leitura:
Marketing Digital é um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos.
As possibilidades de aplicações são múltiplas, mas existem algumas estratégias e técnicas que são mais usadas pela grande maioria dos negócios. Isso porque trazem resultados positivos de forma consistente. São elas:
- Marketing de Conteúdo;
- Email Marketing;
- Redes Sociais;
- Otimização de Conversão;
- Marketing de Busca.
Praticamente tudo que você conhece sobre marketing na internet está incluído nessas 5 grandes frentes de atuação. Está tudo ali: blogs, vídeos, Facebook, Google, Instagram, newsletters, WhatsApp, Gmail e muito mais!
A combinação de boas práticas nessas estratégias gera ótimos resultados para milhares de empresas. Veja a seguir alguns pontos que demonstram a importância do Marketing Digital.
Por que o Marketing Digital é importante para as empresas?
Separamos 6 razões para você entender melhor a importância do Marketing Digital para o seu negócio. São elas:
- Garantir uma presença forte na internet
- Construir uma audiência qualificada
- Falar com o público certo na hora certa
- Sair na frente da concorrência
- Investir pouco para começar
- Analisar resultados com precisão
- Agora, vamos detalhar cada uma dessas razões:
1. Garantir uma presença forte na internet
Quando você tem um problema ou uma dúvida, o que você faz? Se a sua resposta for: procuro no Google, saiba que você não está sozinho.
O Google é o maior buscador online do mundo. Um bom investimento em Marketing Digital pode contribuir para que sua empresa apareça nos resultados e seja encontrada, reduzindo muito o custo de aquisição de clientes.
Não só quando alguém procura por uma solução que sua empresa oferece, mas também quando alguém procura pela sua própria empresa. Alguma vez você já se sentiu frustrado ao procurar por uma empresa no Google ou no Facebook e não encontrá-la?
Ter uma presença digital hoje em dia é fundamental. E se o cliente está buscando por sua empresa e não a encontra na internet, as chances de ele não entrar em contato com você são imensas.
Claro que a presença digital vai além de mecanismos de busca e redes sociais. Um site com um domínio próprio é o mínimo que sua empresa precisa para ter uma boa presença digital.
Para saber mais, leia: Como criar um site fácil e rápido: os 4 passos essenciais
2. Construir uma audiência qualificada
Como você se relaciona hoje com sua audiência? Você sabe quem são os seus clientes? Seus hábitos de consumo? Seus comportamentos? Suas profissões?
Outro ponto importante do Marketing Digital para empresas é o fato de você poder construir uma audiência que realmente deseja consumir seu produto/solução e se relacionar com ela até fidelizá-la.
O Marketing Digital possibilita que você atraia as pessoas que realmente estão interessadas e possuem fit com seu produto/solução.
Além disso, você pode organizar esses contatos, seja por meio de emails cadastrados, assinantes de uma newsletter ou até mesmo seguidores nas redes sociais. Com o passar do tempo, essa audiência se tornará um ativo fundamental para a empresa.
Para saber mais, leia: Como criar uma lista de emails e Leads do zero: 5 passos essenciais
3. Falar com o público certo na hora certa
No tópico acima, falamos sobre construir a audiência certa. No entanto, o Marketing Digital possibilita ir além e não só construir o público certo, mas comunicar-se com ele na hora certa.
Ao contrário do marketing offline, em que muitas vezes é impossível precisar exatamente para qual audiência você está falando, o Marketing Digital possibilita um nível de segmentação muito mais preciso do seu público.
É possível também criar mais de um público e segmentar a comunicação para cada tipo de audiência. Com as ferramentas existentes no mercado, tornou-se fácil monitorar as atividades e os perfis dos usuários.
Assim, é possível segmentar de forma bem específica as pessoas para quem você quer anunciar um produto, serviço ou conteúdo. Isso permite que você personalize muito mais suas ações e campanhas de marketing.
Por exemplo, se você segmentou suas ações para donos de pequenos mercados, isso possibilita que você faça conteúdos e campanhas que respondam às dúvidas e dores específicas desse segmento. Em virtude disso, seu público se identificará muito mais com suas ações, e assim os resultados tendem a ser muito melhores.
Sabe aquela campanha de email que você recebe e que não tem nada a ver com o que você precisa? Ou aquele flyer que você recebeu na caixa de correio e que oferece um produto que você já comprou?
Esses erros na comunicação costumam custar caro, e com o Marketing Digital você pode evitá-los.
4. Sair na frente da concorrência
Como falamos na introdução deste artigo, muitas empresas só estão despertando agora para a importância do Marketing Digital. Isso mostra que, se começar a investir hoje, você ainda se diferenciará de boa parte de seus concorrentes.
Já falamos aqui no blog, no post 5 benefícios do Marketing Digital para pequenas empresas + cases para você se inspirar, que o Marketing Digital é a melhor opção para empresas que precisam de crescimento.
Sua empresa pode se diferenciar da concorrência com a criação de bons conteúdos que auxiliem o cliente na identificação e solução de seus problemas. Imagine que você está buscando por uma solução e ainda não possui referências.
Sendo assim, em qual empresa você confia mais: uma empresa que possui um bom site, uma boa fanpage e um blog com conteúdos gratuitos e de valor ou em uma empresa que não tem nada disso?
Para saber mais, leia: 31 tipos de post que você pode produzir para seu blog
5. Investir pouco para começar
Não estamos querendo dizer que o Marketing Digital é gratuito. Não é. No entanto, com as ferramentas existentes hoje, com o alto poder de segmentação e com as mais variadas estratégias de otimização do site para mecanismos de busca, investir em Marketing Digital tornou-se muito mais barato do que investir na mídia tradicional.
Com o passar do tempo, o preço para fazer marketing offline acabou ficando alto. Anunciar na televisão, no rádio, na mídia impressa ou em outdoors custa caro. É um investimento alto e do qual a maioria das empresas, principalmente as que ainda possuem pouco faturamento, não consegue dar conta.
Já o Marketing Digital, embora exija, sim, um mínimo de investimento, pode ser muito mais barato do que o marketing de forma offline. Não à toa, as estratégias de marketing online ocupam também grande parte das estratégias de marketing de grandes empresas.
6. Analisar resultados com precisão
Como dissemos acima, o Marketing Digital permite que você determine com muito mais precisão quem é seu público e quais são seus gostos e preferências. Da mesma forma, é possível acompanhar com a mesma precisão os resultados de qualquer ação de Marketing Digital.
Vamos usar como exemplo um anúncio em flyer e uma campanha de Email Marketing.
No caso dos flyers, você até sabe quantas peças imprimiu, mas não consegue saber exatamente quantas foram entregues, quantas foram de fato lidas e quantas geraram vendas para a sua empresa.
Já com os emails, você consegue ter o acesso exato de quantas pessoas abriram cada um deles, quantas clicaram em algum link e até mesmo quantas efetuaram uma compra por meio dessa campanha.
O exemplo não se limita a esse tipo de campanha. É possível monitorar com extrema precisão o comportamento dos usuários em seu site, o desempenho de anúncios no Google, os resultados de uma postagem nas mídias sociais, o caminho de referência do usuário até ele se tornar cliente e muito mais.
Nesse aspecto, ferramentas de web analytics ajudam muito na hora de mensurar os mínimos detalhes dos resultados das estratégias de Marketing Digital.
Resultados Digitais